
Mãos da Terra – grife de bijuterias percorre o caminho inverso da maior parte das empresas
10 dez 2014 · Releases ·3
A Mãos da Terra é uma marca brasileira, que surgiu em 2009, das sócias, Mércia Stela e Paula Santos, que nutriam paixão por acessórios femininos além de sentirem a vontade de ser atuantes nas questões ecológicas.
Inspiraram-se no uso sustentável da biodiversidade presente no Brasil, revelando em seus produtos a essência da marca.
O desafio era criar peças com alto impacto estético e fashion, trazendo as matérias naturais das tradicionais feirinhas hippies e artesanatos de baixa valorização e colocá-los num ambiente mais sofisticado. Vale lembrar que essa matéria-prima escolhida pelas sócias era integralmente associada a trabalhos de artesanato, sem valor comercial.
A partir de uma pesquisa realizada, detectou-se que a forma mais rápida de crescimento seria focar os esforços mercadológicos no comércio externo, onde a receptividade a este tipo de produto é imensa. A farta biodiversidade brasileira encanta os estrangeiros, além de valorizar as questões ecológicas e sustentáveis. Assim, depois de um ano, já haviam exportado para mais de 10 países: Nova Zelândia, Alemanha, França, Portugal, Espanha, Inglaterra, Dubai, Estados Unidos, Angola, Grécia, França, Emirados Árabes, Argentina e Venezuela.
Após a conquista do mercado externo a marca começou por meio de vendas por e-commerce a atingir o mercado interno. Uma plataforma focada na fácil navegação aliada a embalagens diferenciadas – que denotam o cuidado da grife com os detalhes – e a manutenção de redes sociais, sempre atualizadas e abertas, garantiram o sucesso da empreitada. Buscam ainda, em sintonia com as tendências de moda, garantir fornecedores que respeitam e empregam valores sustentáveis. De acordo com Paula Santos, todos os pontos da marca, do site às lojas físicas (estão começando a abrir franquias por meio de quiosques) devem ter uma identidade própria e que passem sensações agradáveis aos clientes formando assim uma ponte emocional, garantia de fidelização à marca.
Sobre a Mãos da Terra
A grife de bijuterias finas Mãos da Terra, nasceu em 2009, na cidade de São José do Rio Preto, SP, sob o comando de Mércia Stela e Paula Santos, que trouxeram para a empresa tanto o seu encanto pelos produtos naturais como a preocupação pela conservação do meio ambiente. Todo o trabalho é artesanal e 90% da matéria-prima colhida por comunidades ribeirinhas do Cerrado e da Amazônia através de coleta seletiva, que não ocasiona nenhuma degradação ambiental. Todos os seus fornecedores possuem certificação ecofriendly, com indicação da procedência da matéria-prima, de regime fiscal íntegro e a não utilização de trabalho escravo e infantil. Além da seleção da matéria-prima, as embalagens são feitas de papel reciclado, fibra de bananeiras e algodão 100% orgânico. Seu conceito e o design sofisticado trabalhado em peças exclusivas conquistaram o mercado externo e, atualmente a marca exporta para doze países, na Europa, América do Norte, Oriente Médio e Oceania. No Brasil conta com uma loja virtual, está presente num dos melhores showroons de São Paulo e está iniciando um processo de franquias cuja loja piloto fica no Shopping Galleria em Campinas, SP. A Mãos da Terra representa o estilo de vida moderno em que há a convivência da urbanidade e da natureza, da tecnologia e da organicidade, razão de seu extremo sucesso.
http://www.fashionroom.com.br/